Projeto de Sucesso: Protocolo Internacional Ajuda (E MUITO) Crianças com Problemas Respiratórios Graves

Desde 2007 que, em Portugal, este protocolo é usado em pleno no Centro Hospitalar de São João, nomeadamente na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e no Serviço de Medicina Intensiva (cujas equipas multidisciplinares têm vindo a atualizar alguns dos procedimentos), o que faz desta unidade de saúde um dos quatro centros que realizam com eficácia esta estratégia terapêutica, em todo o Mundo (os outros centros situam-se nos EUA, Reino Unido e Japão).

Este método de extubação de doentes com patologias neuromusculares graves, criado pelos especialistas do Porto, resgata pacientes estrangeiros de um futuro dependente de ventilação mecânica através de uma traqueostomia. Outras unidades hospitalares estrangeiras, como o Hospital San Luigi Gonzaga Orbassano, em Itália, por exemplo, já solicitaram ajuda aos especialistas portugueses para a realização deste ato clínico.

Publicada em 2010 na Chest, uma das mais reputadas revistas científicas na área da Saúde Respiratória, e divulgada em mais de 200 conferências em cerca de 30 países diferentes, esta técnica criada pelos investigadores portugueses tem uma eficácia de 95%, aumenta a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes neuromusculares, fomenta a sua recuperação e alta para o domicílio, permitindo reduzir significativamente os custos hospitalares.

Contactos: Dr. José Agostinho Marques, diretor da FMUP e do Serviço de Pneumologia do HSJ e Fisioterapeuta Miguel Gonçalves

http://noticias.up.pt/protocolo-desenvolvido-na-fmuphsj-salva-bebe-brasileira-de-traqueostomia/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s